Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. João 5:24





segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Prova da Crucificação Romana - Arqueologia.


A primeira evidência física de crucificação da antiguidade



A arqueologia frequentemente confirma relatos bíblicos, e o relato histórico da crucificação romana é mais uma dessas confirmações.
Na história da crucificação, a morte de Jesus de Nazaré se destaca de longe  como o exemplo mais conhecido, de um método de execução que teve seu auge na antiguidade, mas não havia vestígios conhecidos físicos de uma crucificação. 
Então, em 1968,  arqueólogos escavaram um túmulo de Jerusalém, que continha os ossos de um homem crucificado chamado Yehohanan. A descoberta demonstrou a realidade brutal do método de crucificação romana.

A prática da crucificação na antiguidade foi trazido à vida como nunca antes, quando os ossos do calcanhar de um jovem chamado Yehohanan foram encontradas em uma tumba de Jerusalém, perfurado por um prego de ferro. A descoberta trouxe uma luz sobre os métodos de crucificação romana e começou a reescrever a história da crucificação na antiguidade. Foto: © Erich Lessing
Os romanos não eram as únicas pessoas que utilizavam a prática de crucificação na antiguidade. A história da crucificação se estende tanto para trás como os assírios, fenícios e persas do primeiro milênio aC, bem como alguns gregos em todo o mundo helenizado. Mesmo assim, os relatos mais detalhados são de métodos de crucificação romana.
Inicialmente, a prática serviu apenas como um castigo e humilhação, geralmente por escravos, e não necessariamente resultaria em morte. Como o método de crucificação romana evoluiu, no entanto, tornou-se um meio para executar prisioneiros estrangeiros, rebeldes e fugitivos. Durante os tempos de guerra ou rebelião, crucificações poderiam ser em números de centenas ou milhares.
O condenado, por vezes,poderia ficar em agonia por dias antes de morrer.
Apesar da longa história da crucificação na antiguidade, a descoberta dos ossos de Yehohanan  ofereceram aos cientistas a primeira oportunidade de estudar de perto o processo de crucificação e métodos de crucificação romana. 
Os ossos foram encontrados em um ossário, ou caixa de ossos, inscrito com o nome do Yehohanan ("filho de Yehohanan Hagakol"). Esse ossário, juntamente com vários outros, havia sido colocado em um complexo de tumbas compostos por duas câmaras e 12 nichos funerários. 

ossuário de Yehohanan

Durante o período romano (século I DC ) judeus que podiam pagar este tipo de enterro colocavam os corpos de seus entes queridos em bancos de pedra. Um ano mais tarde, os ossos eram recolhidos em um ossuário e colocado no túmulo com os de outros membros da família.
Exame dos ossos  deYehohanan mostraram um dos muitos métodos de crucificação romana. Ambos os pés foram pregados na cruz com uma placa de madeira, enquanto as pernas dobradas para o lado, enquanto os braços foram pregados na altura dos pulsos.
Ambas as pernas foram seriamente fraturada, provavelmente a partir de um golpe esmagador destinado a  trazer uma morte mais rápida. Yehohanan era provavelmente um dissidente político contra a opressão romana.  Seus ossos têm ajudado a preencher lacunas na história da crucificação.
Veja um documentário muito interessante que passou no History, com estudos e simulações sobre a Crucificação, e toda a crueldade e dor que ela significava, classificada pelos cientistas como uma dor inimaginável, dilacerante, em que o individuo pode demorar a perder os sentidos, sofrendo uma dor duradoura.
Vídeos do documentário:

Biblical Arqueology
Vassilios Tzaferis, “Jewish Tombs at and near Giv'at ha-Mivtar, Jerusalem,” Israel Exploration Journal 20/1, 2 (1970), pp. 18–32; Nico Haas, “Anthropological Observations on the Skeletal Remains from Giv'at ha-Mivtar,” Israel Exploration Journal 20/1, 2 (1970), pp. 38–59; and Joseph Naveh, “The Ossuary Inscriptions from Giv'at ha-Mivtar,” Israel Exploration Journal 20/1, 2 (1970), pp. 33–37. See also, for a different hypothesis as to the position of Yehohanan on the cross, Yigael Yadin, “Epigraphy and Crucifixion,” Israel Exploration Journal 23 (1973), pp. 18–22. On the history of crucifixion, see Pierre Barbet, A Doctor at Calvary (Image Books, 1963).

Nenhum comentário:

Postar um comentário