Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. João 5:24





domingo, 17 de fevereiro de 2013

Família Cristã


OS PROPÓSITOS DE DEUS PARA A FAMÍLIA

A família foi estabelecida por Deus como a unidade básica da sociedade, pois toda família necessita de um dirigente.
O casamento é uma instituição divina. Foi a primeira instituição criada por Deus antes que o pecado viesse ao mundo.
A Bíblia ensina que o casamento é uma aliança entre um homem e uma mulher para uma união indissolúvel. Portanto, é mais que um contrato civil ou uma exigência social.

CONCEITOS DE FAMÍLIA

Visão Sociológica: “Um grupo social caracterizado pela residência comum, pela cooperação econômica e pela reprodução” (Dicionário Houaiss).

Outros:

“Unidade de pessoas em interação, valores, crenças, conhecimentos e práticas, formando laços de interesse, solidariedade e reciprocidade, com especificidade e funcionamento próprios”.

“Pessoas ligadas entre si pelo casamento e pela filiação ou, excepcionalmente, pela adoção.”

“A família é o núcleo natural e fundamental da sociedade e tem direito à proteção da sociedade e do Estado” (Declaração Universal dos Direitos Humanos – ONU – 1.948, art. XVI, “1” e “3”).

“Unidade grupal na qual se desenvolvem três tipos de relações pessoais:

a) Aliança (casal) – Matrimônio. “Serão dois numa só carne” (1Co 6.16)
b) Filiação (pais e filhos) – “Vós filhos, sede obedientes a vossos pais (...) E vós pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas cria-os na doutrina e admoestação do Senhor” (Ef 6.1,4)
c) Consanguinidade (irmãos) – “Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo” (1Jo 2.10)

COISAS INDISPENSÁVEIS PARA A CONSTRUÇÃO DO LAR

Há, pelo menos, três coisas que são indispensáveis para a construção de uma casa:

1) Quem a edifica - “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam” Sl 127.1

2) Onde ela está edificada - “É como homem prudente que edificou sua casa sobre a rocha.” Mt 7.24

3) O material usado na construção: “Se alguém constrói sobre esse alicerce usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha... O fogo provará a obra de cada um.” (1Co 3.10-15)

A Bíblia mostra que “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam” (Sl 127.1).

Somente Cristo Jesus, como o grande artífice do lar, poderá salvá-lo das intempéries do mundo. Um lar edificado por Cristo poderá enfrentar tempestades, ventos fortes, ondas bravias, mas ele não será abalado, (Mt 7.24,25). O Senhor o protegerá e o acolherá. “Pois toda a casa é edificada por alguém, mas Deus é o edificador de tudo” (Hb 3.4)

OS ATAQUES À FAMÍLIA E AOS VALORES

Estamos vivendo uma época de profundas mudanças em todos os seguimentos da sociedade. O mundo atual vem passando por um momento de crise multidimensional, cujas facetas afetam vários aspectos da vida como: a saúde e a qualidade de vida, as relações sociais, a economia, a tecnologia e a política.

Em decorrência dessa crise e devido às mudanças culturais e de comportamento advindas da pós-modernidade a família sofreu, nessas últimas décadas, sérios ataques que abalaram profundamente sua estrutura.

Os ataques surgem de diferentes áreas como mídia (falada e escrita), internet, escola entre outras. Infelizmente a verdade e os valores morais e espirituais vêm sendo substituídos pelo engano e o relativismo.

Como o cristão deve proceder frente a essa realidade? Quais são os seus maiores desafios? Que cuidados este deve ter para não tornar-se vítima dessa situação?

O LAR E A FORMAÇÃO DE VALORES MORAIS E ESPIRITUAIS

A criança nasce desprovida de juízo moral. O recém-nascido possui apenas uns poucos instintos: sugar, respirar, engolir, gritar, etc. Pouco a pouco ela começa a aprender a distinguir o que é certo e errado, o que é bom ou ruim. Os pais têm um papel fundamental nesse processo.

VALORES CRISTÃOS são princípios, leis ou normas que regem a vida cristã fundamentados na Palavra e no caráter de CRISTO.

VALORES IMPOSTOS PELA SOCIEDADE

A família foi instituída por Deus como agente educador. Ela transmite a herança cultural e social – linguagem, usos, costumes, valores, crenças - preparando os filhos para o ingresso na sociedade.

Atualmente vem ocorrendo uma alteração na estrutura familiar.

AS TRÊS COLUNAS DE SUSTENTAÇÃO DO LAR


Há três coisas básicas que consideramos como colunas de sustentação do lar: A maturidade, a comunicação e o amor. Sem esses elementos o relacionamento familiar torna-se prejudicado.

A Bíblia destaca os cuidados que se deve ter na construção da uma casa.

Devemos nos preocupar com a segurança do nosso lar. A maturidade, a comunicação e o amor, são ingredientes indispensáveis para mantermos o lar bem estruturado e seguro.


A HARMONIA DO LAR


A harmonia é um conceito clássico que se relaciona aos ideais de beleza, proporção e ordem. A harmonia surge da união de vários elementos que formam um todo organizado. Numa construção esta junção de elementos serve como adorno.

VIRTUDES QUE GERAM HARMONIA NO LAR

Há vários elementos que geram harmonia no lar; dentre eles está a sabedoria, a temperança e a capacidade para perdoar.
A VIDA EM FAMÍLIA

O lar se torna harmonioso quando existe disciplina e regras. É dever dos pais: criar, educar, dar segurança material e afetiva, formar valores, disciplinar, estabelecer limites, estimular a autoestima, a autonomia, a independência. Uma casa bem administrada precisa de regras e o estabelecimento de limites.

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES BÁSICAS EM RELAÇÃO À DISCIPLINA

O sucesso da disciplina depende do cuidado, do respeito e da proteção dos pais em todas as etapas de desenvolvimento dos seus filhos. É necessário saber se aquilo que estamos exigindo é condizente com a fase de maturidade do filho.


Texto extraído do livro Família Cristã (CETADEB 2ª Edição Maio/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário